01 SILABÁRIO PARA PAREDE
Oiiii! O Atividades da Poly está passando para deixar para vocês a proposta de hoje, um silabário móvel.
Clique no link abaixo
![SILABÁRIO PARA PAREDE](https://atividadesdapoly.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Slide1-5-208x300.jpg)
SILABÁRIO PARA PAREDE
Através desse Silabário para parede você poderá explorar leitura, formação de palavras, separação de sílabas. números de silábica, classificação da tônica. O silabário móvel é uma grande ferramenta para a alfabetização.
Este é um dos arquivos que nós professores adoramos né, que com um único arquivo permite contemplar diversas habilidades. Portanto não perde tempo, corre para baixar o arquivos e usar com seus alunos.
SILABÁRIO PARA PAREDE
![SILABÁRIO PARA PAREDE](https://atividadesdapoly.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Slide1-5.jpg)
Expectativas de aprendizagem da BNCC:
EF01LP08- Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
EF01LP09 – Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
EF02LP02 – Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
Agora vamos falar um pouco de alfabetização? Leia a seguir.
A fase social que vive o nosso país atualmente, exige da sociedade medidas de cunho educacionais, respaldadas em conhecimentos amplos. A boa preparação das crianças em fases inicias de aprendizagem é imprescindível como também é necessária.
Nós sabemos que atualmente as discussões acerca da leitura e da escrita têm acirrado as críticas sobre as formas tradicionais de alfabetização escolar, no qual o professor transmite seus conhecimentos aos alunos.
O método tradicional de alfabetização inicial consiste num método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos alunos a partir da soletração, ou seja, na aprendizagem inicial as práticas utilizadas são, muitas vezes, baseadas na junção de sílabas simples, memorização de sons decifração e cópia e é por isso que os professores alfabetizadores e a escola muitas vezes não obtém sucesso no ensino e na aquisição de língua materna.
Se por um lado vemos as críticas sobre os métodos tradicionais de alfabetização, por outro lado, discute-se e divulga a importância do letramento que estão fundamentados em concepções diferentes de ensino de língua materna. No caso do letramento a ênfase está na textualidade, e a alfabetização tradicional, no código.
SILABÁRIO PARA PAREDE
O conceito de alfabetização e o letramento estão apoiados em distintas concepções de ensino. No entanto, são dois processos inseparáveis, pois a princípio, o estudo do aluno no universo da escrita se dá ao mesmo tempo por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, o letramento.
Dessa forma o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita nas instituições de ensino, tanto a rede pública quanto a privada não pode ser configurado como um mundo à parte e não ter finalidade de preparar o indivíduo para a realidade no qual se insere. Ser alfabetizado não é condição essencial para ser letrado. É necessário que o processo de alfabetização seja significativo.
É do nosso conhecimento que a criança precisa adquirir habilidade de leitura para se chegar à escrita é amplamente reconhecida. Porém é necessário ter em mente que semear leitura é antes de tudo produzir imaginação, conhecimento, criatividade é aumentar a curiosidade é promover saber e entusiasmo.
Fonte: Guiadoprofessor.com
-
Assista também aos vídeos:
-
AS LETRAS FALAM
-
OS SONS DAS LETRAS
-
Família Silábica (B a Z)
- SÍLABAS DE B a Z
Que bom, tê-lo aqui!
Espero que tenha gostado das atividades!!
Você é sempre bem-vindo aqui e espero que volte brevemente!
Quer ajudar outras pessoas? Compartilhe o link de acesso para que outras pessoas conheçam o Blog Atividades da Poly.
Você pode me encontrar também no https://www.instagram.com/poliana_pr/
ATENÇÃO! Todas as postagens feitas aqui no Blog Atividades da Poly, foram elaboras com o intuito de colaborar com sua prática pedagógica ou pais que queiram ajudar os filhos em casa.