Atividades da Poly

01 SILABÁRIO PARA PAREDE

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
Email

01 SILABÁRIO PARA PAREDE

Oiiii! O Atividades da Poly está passando para deixar para vocês a proposta de hoje, um silabário móvel.

Clique no link abaixo

SILABÁRIO PARA PAREDE
SILABÁRIO PARA PAREDE

SILABÁRIO PARA PAREDE

 

Através desse Silabário para parede você poderá explorar leitura, formação de palavras, separação de sílabas. números de silábica, classificação da tônica. O silabário móvel é uma grande ferramenta para a alfabetização.

Este é um dos arquivos que nós professores adoramos né, que com um único arquivo permite contemplar diversas habilidades. Portanto não perde tempo, corre para baixar o arquivos e usar com seus alunos.

 

SILABÁRIO PARA PAREDE

SILABÁRIO PARA PAREDE
SILABÁRIO PARA PAREDE

Expectativas de aprendizagem da BNCC:

EF01LP08- Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

EF01LP09 – Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

EF02LP02 – Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

 

Agora vamos falar um pouco de alfabetização? Leia a seguir.

A fase social que vive o nosso país atualmente, exige da sociedade medidas de cunho educacionais, respaldadas em conhecimentos amplos. A boa preparação das crianças em fases inicias de aprendizagem é imprescindível como também é necessária.

Nós sabemos que atualmente as discussões acerca da leitura e da escrita têm acirrado as críticas sobre as formas tradicionais de alfabetização escolar, no qual o professor transmite seus conhecimentos aos alunos.

O método tradicional de alfabetização inicial consiste num método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos alunos a partir da soletração, ou seja, na aprendizagem inicial as práticas utilizadas são, muitas vezes, baseadas na junção de sílabas simples, memorização de sons decifração e cópia e é por isso que os professores alfabetizadores e a escola muitas vezes não obtém sucesso no ensino e na aquisição de língua materna.

Se por um lado vemos as críticas sobre os métodos tradicionais de alfabetização, por outro lado, discute-se e divulga a importância do letramento que estão fundamentados em concepções diferentes de ensino de língua materna. No caso do letramento a ênfase está na textualidade, e a alfabetização tradicional, no código.

SILABÁRIO PARA PAREDE

O conceito de alfabetização e o letramento estão apoiados em distintas concepções de ensino. No entanto, são dois processos inseparáveis, pois a princípio, o estudo do aluno no universo da escrita se dá ao mesmo tempo por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, o letramento.

Dessa forma  o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita nas instituições de ensino, tanto a rede pública quanto a privada não pode ser configurado como um mundo à parte e não ter finalidade de preparar o indivíduo para a realidade no qual se insere. Ser alfabetizado não é condição essencial para ser letrado. É necessário que o processo de alfabetização seja significativo.

É do nosso conhecimento que a criança precisa adquirir habilidade de leitura para se chegar à escrita é amplamente reconhecida. Porém é necessário ter em mente que semear leitura é antes de tudo produzir imaginação, conhecimento, criatividade é aumentar a curiosidade é promover saber e entusiasmo.

Fonte: Guiadoprofessor.com

 

Que bom, tê-lo aqui!

Espero que tenha gostado das atividades!!

Você é sempre bem-vindo aqui e espero que volte brevemente!

Quer ajudar outras pessoas? Compartilhe o link de acesso para que outras pessoas conheçam o Blog Atividades da Poly.

Você pode me encontrar também no https://www.instagram.com/poliana_pr/

 

ATENÇÃO! Todas as postagens feitas aqui no Blog Atividades da Poly, foram elaboras com o intuito de colaborar com sua prática pedagógica ou pais que queiram ajudar os filhos em casa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *